• MPMA lança campanha “Trânsito tem Lei e eu cumpro” nesta sexta-feira

     

    Um dos objetivos é reduzir o número de acidentes

    O Ministério Público do o Maranhão lança nesta sexta-feira, dia 31, o Projeto Estratégico de Educação e Segurança no Trânsito de Imperatriz – “Trânsito tem lei e eu cumpro”. A Ação terá início com uma audiência pública realizada na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz, a partir das 9h com a presença de autoridades. O projeto conta ainda com blitz educativas e repressivas, palestras em escolas públicas, dentre outras atividades.

    A iniciativa é da diretora das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Glauce Lima Malheiros, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Probidade Administrativa de Imperatriz, em parceria com o promotor de justiça Carlos Róstão, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz.

    O objetivo da campanha é reduzir a criminalidade viária, os acidentes e a perturbação da ordem pública no município, por meio de ações integradas de educação, fiscalização e repressão qualificada. O projeto envolve uma ampla rede institucional formada pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF, DETRAN/MA, SUTRAN, Guarda Municipal, SEMED, IFMA, UEMASUL e representantes da sociedade civil organizada.

    “A proposta nasce da necessidade de reordenar a convivência urbana e promover uma cultura de paz e respeito às normas de trânsito, sendo frentes complementares: educativa e preventivo-repressiva”, destaca a promotora de justiça Glauce Malheiros.

    Entre os temas serão abordados o uso do capacete, o respeito à faixa de pedestre, não dirigir em caso de ter consumido bebidas alcoólicas, não utilizar o telefone celular no trânsito, etc. Vídeo e música confeccionados especialmente para a campanha serão lançadas no dia da audiência pública com a participação de artistas locais, com letra dos compositores Iane Carolina e melodia de Erasmo Dibell.

    O projeto estabelece metas mensuráveis, como alcançar diretamente 5 mil estudantes em ações educativas e realizar pelo menos 20 operações de fiscalização por semestre. Também prevê indicadores de impacto, como a redução de acidentes causados pelo uso do celular, a diminuição de motocicletas irregulares e a queda nas reclamações por perturbação do sossego.

    “Com lançamento oficial à imprensa e à sociedade civil, o projeto inaugura uma nova fase de atuação articulada em Imperatriz. Mais do que uma campanha temporária, a iniciativa busca institucionalizar uma política pública permanente de segurança urbana e cidadania viária, consolidando o município como referência em educação e prevenção no trânsito”, destaca o promotor de justiça Carlos Róstão.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O que está procurando?